TURMA:NTE - DIRED
TUTORA: Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: Cícera Maria da Silva
ATIVIDADE: 2.1
PROJETO
FOLCLORE
FOLCLORE
APRESENTAÇÃO
O projeto abordado foi realizado na escola municipal trindade campelo durante o mês de agosto aos alunos de ensino fundamental turno matutino, abrangendo todas as áreas do conhecimento, com o apoio do corpo docente entre eles mayara dayane e cícera.
JUSTIFICATIVA
No dia 22 de agosto comemora-se o folclore denominado como conjunto de manifestações de um povo sejam elas lendas, cantigas, brincadeiras entre outras. No decorrer do tema os educando tiveram a oportunidade de perceber como é rica a nossa cultura e como é importante resgatar os valores passados de geração a geração.
OBJETIVOS GERAIS:
· Perceber a riqueza cultural do país por meio das tradições e manifestações de seu povo.
OBJETIVOSESPECIFICOS:
· Vivenciar o folclore na nossa região.
· Desenvolver a expressão oral e escrita.
· Despertar a imaginação e fantasia.
· Conhecer a origem da palavra
· Compreender a importância do saber popular.
· Despertar o gosto e interesse pelas tarefas executadas.
METODOLOGIA
O tema abordado foi desenvolvido através de pesquisas, aulas extraclasse, produções de texto, vídeos, danças, dobraduras, cartazes e murais...
CONTEÚDOS
· Linguagem oral e escrita;
· Adivinhas, contos, lendas, crendices, parlendas, provérbios e superstições;
· Cantigas e danças populares;
· Jogos e desafios;
· Formas geométricas, cores e tamanhos;
· Textos informativos;
· Produções textuais;
· Costumes e preconceitos;
· Brinquedos e brincadeiras entre outros.
RECURSOS
• DVD;
• Internet;
• Projeto multimídia;
• Livros de historinhas e adivinhações;
• Letras de músicas,
• Xerox;
• Jogos.
CULMINÂNCIA
NA D Ocorreu no dia 02 de setembro de 2011 com uma amostra cultural que teve a participação de artista locais como o artista jack e corenel cafuçu, contação de histórias com a professora Rose, flauta doce (cantigas de roda).
O DEAVALIAÇÃO
TRA culProcurou-se resgatar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema abordado respeitando o seu próprio ritmo de aprendizagem avaliando não apenas no aspecto quantitativo, mas também no qualitativo(participação, interesse e grau de envolvimento nas atividades)
![]() |
Apresentação da professora Rose. |
![]() |
Todos atento na história. |
![]() |
Grupo de flauta da escola. |
![]() |
Valorizando a literatura de cordel. |
![]() |
Professoras do Trindade Campelo |
tural que te
Nenhum comentário:
Postar um comentário