quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atividade 1.5- PROPOSTA DE PROJETOS




  

CURSO DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EIXO 01:  PROJETOS
TURMA: NTE - DIRED
TUTORA :  Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: Cícera Maria da Silva


Atividade 1.5 PROPOSTA DE PROJETOS:
A proposta pedagógica por meio de desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber a educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias. É um ambiente  criado para promover a interação entre todos os elementos de distintas áreas de saber. No entanto a leitura tem um papel fundamental na formação do professor, pois a busca por conhecimento se dar por meio de leituras. É preciso ter o hábito da leitura, para também despertar no aluno o gosto para a leitura.
Para (Moraes, 1997) O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as inter- relaciona em uma totalidade provisória perpassada pela  noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania, que caracteriza o paradigma educacional emergente.
As contribuições de Freire, na educação são inúmeras, ele nunca deixou de lutar pela transformação da sociedade e de questionar o poder dominante. Nunca abriu mão do sonho da mudança radical, da luta  pela construção de uma sociedade igualitária, tanto do ponto de vista econômico e democrático como do ponto de vista político, racial, sexual e educacional. Seu objetivo  era  aplicação da conscientização como instrumento libertador no processo de educação e de transformação social. Vê no dialogo a proximidade interpessoal entre o educador e o educando.
Symour seguidor de Piaget,  definiu o termo construcionismo como sendo a abordagem do construtivismo que permite ao educando construir o seu próprio conhecimento por intermédio de alguma ferramenta, como o computador, por exemplo, sendo, por isso, internacionalmente conhecido pela sua forma de pensar sobre este assunto. Papert viu na Informática a possibilidade de realizar seu desejo de criar condições para mudanças significativas no desenvolvimento intelectual dos sujeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário