quarta-feira, 1 de junho de 2011

portifólio digital

ATIVIDADE 1.1_CÍCERA
QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
A cada dia há uma nova aprendizagem em nossa vida. Ao ensinar a gente aprende, com essa aprendizagem, a gente ensina melhor. Isso sempre se transforma num círculo contínuo e, o melhor, produtivo.
.Assim, ser professor exige uma busca constante de: conhecimento, inovação, atitude, postura, humildade... Sempre no intuito de fazer o melhor. A reflexão deve ser parte integrante na ação do Professor.
Dessa forma, como professor e aprendiz tenho, que esta buscando novos conhecimentos e refletindo sobre minha prática e aprendizagem.


COmunicação com a mediadora:
Boa noite... Paula

Desde que fiz a inscrição tentava entrar no eproinfo e não conseguia, mas de tanto insistir hoje consegui. Vejo que tem novidades para essa etapa, e com ela vem as dificuldades mas, juntos vamos supera-las.

Até breve!


Um pouco de nós:

Olá, meu nome é Cícera Maria da Silva, sou Pedagoga e leciono a17 anos na Escola Municipal "Profª Trindade Campelo" atualmente ensino o 2º ano.

Participar do Proinfo esta sendo muito proveitoso, as expectativas para esta etapa são as melhores possíveis. As dificuldades existem espero superá-las.



EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:


Como utilizar as tecnologias na escola?

O uso das tecnologias esta cada vez mais acessível a sociedade escolar, trazendo vários benefícios tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, faz necessário segundo Moran “ o educador aprenda a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Uma das dimensões fundamentais do ato de educar é ajudar a encontrar uma lógica dentro do caos de informações que temos, organizá-las numa síntese coerente, mesmo que momentânea, compreendê-las. Compreender é organizar, sistematizar, comparar, avaliar, contextualizar”. Não se deve usar as tecnologias apenas para facilitar o trabalho, mas para a melhor compreensão das informações.

Dessa forma, o uso da tecnologia para ajudar na pesquisa, deve ser feita com foco na aprendizagem significativa, a informação transformada em conhecimento. Essa utilização adequada das tecnologias representam uma oportunidade ímpar de inserir a escola como uma instituição voltada para a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento de habilidades que se tornem competências nos alunos.



NAVEGAR Á DERIVA:


Atividade 2.2 acesso ao portal escola BR Webquest Brasil

Ao acessar o portal a impressão que muita informações estão por vim. Na página inicial aparecem subtítulos bem interessantes, mas nem todos são.

Sem nenhuma diferença na navegação, é fácil de navegar deixando com curiosidade no assunto seguinte.

Navegar à deriva é um desafio, pois não sabemos o que tem, mas ao começar abre caminhos para escolher o que navegar, assim o cuidado de fazer as escolhas na busca de contribuir para
Atividade 2.2 acesso ao portal escola BR Webquest Brasil

Ao acessar o portal a impressão que muita informações estão por vim. Na página inicial aparecem subtítulos bem interessantes, mas nem todos são.

Sem nenhuma diferença na navegação, é fácil de navegar deixando com curiosidade no assunto seguinte.

Navegar à deriva é um desafio, pois não sabemos o que tem, mas ao começar abre caminhos para escolher o que navegar, assim o cuidado de fazer as escolhas na busca de contribuir para a aprendizagem.

NAVEGAR LIVREMENTE:

Atividade 2.3 Navegando livremente

Navegar na internet é sempre bom, e navegar pesquisando é melhor ainda pois, já sabemos o que estamos procurando. Sabemos que quando vamos pesquisar sempre surge vários site para navegar, assim foi também com o hipertexto, vários conceitos surgiram e isso enriquece e muito a aprendizagem, embora devemos ter o cuidado para ver a validade de cada site.


CONCEITUANDO HIPERTEXTO:


Conceituando hipertexto- atividades (2.4, 2.5 )

Lendo alguns conceitos de HIPERTEXTO vejo as inúmeras informações que o conceitua. Entre eles destaco o seguinte:

Hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMS, Windows, e outras aplicações.

A origem o termo hipertexto foi criado no início dos anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a ideia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos, sequências sonoras, etc. O hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não sequencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial.

hipertexto Fonte: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-/#ixzz1Nh0jn1rk



ATIVIDADE 2.5:

Reflexões sobre o vídeo Hipertextualidade - Alejandra Bertolaccini

O vídeo hipertextualidade apresenta o conceito básico de hipertexto, é apresentado uma nova forma de organizar as ideais e informações. É uma navegação através de desvio, sempre em busca de novos conhecimentos sem padrões preestabelecidos, cada expectador pode criar seu próprio tempo e espaço atual de forma heterogênea. Dessa forma o texto deve apresentar navegação fluida, sem poluição visual, organização contextualizada com o auxílio de ícones, animações, cores, fotos e mensagem simplificada pela elaboração de textos e parágrafos pequenos.





Cícera Maria da Silva



Vagueando pela Wikipédia e Wikicionário
Atividade 2.13


Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações.
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia
O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Ele é um wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. O programa que gera a interface do Wikcionário é o MediaWiki.
Fonte: http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion
Cícera



UNIDADE II – INTERNET, HIPERTEXO E HIPERMÍDIA
TURMA: Escola Municipal Professora Trindade Campelo
TUTORA : Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: Cícera Maria da Silva







Projeto Pedagógico:
Aprendendo com a natureza e seus recursos









Currais Novos, maio de 2011
Objetivo Geral:
• Oportunizar os alunos a compreenderem a necessidade de mudar de hábitos para preservar a natureza, considerando a teoria vista em sala de aula com o que será vivenciado;

Objetivos Específicos:
• Reconhecer as características das paisagens naturais e as alterações decorrentes das atividades humanas;
• Compreender que o ser humano é o maior agente causador da mofificação do ambiente, no caso, o solo;
• Analisar a disponibilidade e distribuição da água na comunidade;
• Observar as técnicas utilizadas no beneficiamento de frutas e conhecer as práticas de cultivo capazes de evitar ou diminuir os impactos no ambiente;

Justicativa

O mundo que vivemos é complexo. O conhecimento instrumentalizar o educando para que seja capaz de compreender e explicar as relações no mundo em que vive. Torna-se consequentemente, cada vez mais indispensável numa formação voltada para a construção da cidadania;
Partindo desse pressuposto é que dicidiu-se visitar o Povoado Cruz, no dia 03 de junho às 13 horas, oportunizando ao aluno a ampliação do seu conhecimento em relação as transformações que ocorrem na natureza decorrentes da ação humana.

Componentes Curriculares

Língua Portuguesa
• Texto informativo;
• Relato das experiências vivenciadas;
• Produção textual;
• Reescrita de texto;

Matemática
• Medidas de comprimento(KM);
• Criação e resolução de problemas;
• Criação e intertação de gráfico;

Ciências
• Solo;
• Água;
• Agricultura Sustentável;


Geografia
• Vegetação
• Processo de industrialização da polpa de fruta;


Ensino da Arte
• Representação do ambiente estudado através de desenho;

Avaliação
• A avaliação ocorrerá através do desempenho do aluno durante as atividades desenvolvidas;




ATIVIDADE1.4: DIAGNÓSTICO DIGITAL DA ESCOLA


AESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SEMEC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
CEP: 59380-000 – Rua Ver. José Sales Sobrinho, 70
Fone: (84) 3405-2725 – Fax: (84) 3405-2726 – CNPJ 08.470.486/0001-33
semec.curraisnovos@ig.com.br / semec.curraisnovos@gmail.com
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬


Formulário para oDiagnóstico da atividade 1.4
Tecnologias na Escola - parte 1
Nome do cursista(s) CÍCERA MARIA DA SILVA
Função (na escola) PROFESSORA
Unidade escolar : ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA TRINDADE CAMPELO
Endereço da escola: RUA PRIMO MARTINS, 152
Data da coleta dos dados: 28/04/2011
1. Projetos/Programas Implantados na Escola
RIVED
TVEscola
x ProInfo Integrado: ( x ) 40 Horas ( x) 100 Horas ( ) Projeto 40 horas
x Radio Escola
x GESAC
Aluno Integrado
Específicos Da Escola – Quais? PROEJA FIC____________________________________________
Gestar
Outro(s)Quais?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Pessoal Envolvido
X Alunos - Séries:
x Professores
x Gestores
x Multiplicadores
x Técnicos
Outro(s) – Qual (is)?_________________________________________________________________________

3. Equipamentos Existentes na Escola
x TV
x DVD play
x Videocassete
x Gravador de dvd externo
x Computador
x Receptor de satélite
x Projetor de multimídias
x Câmera digital
Filmadora
Scanner
x Equipamento de Som (caixa acústica, mesa de som, microfone)
x
Tela de Projeção

Outro(s) – Qual (is):

4.Equipamentos Existentes no Laboratório de Informática da Escola
x Computadores - quantidade: 30
x Impressora
x
Scanner

4. Recursos Existentes na Escola
x Internet – Banda Larga : (x ) sim Não ( )
x Softwares educacionais
x Biblioteca
x Videoteca
x DVD Escola (Volumes I, II e III)
Tecnologias na Escola - parte 2

4.Organização para Uso dos equipamentos
x Professores na telessala

Professores no LIE
x
Professores na Biblioteca/Sala de Leitura

5. Os Professores da Escola Sabem Utilizar as Tecnologias
x A maioria
Alguns
Poucos
Nenhum
x A equipe gestora da escola utiliza as tecnologias? Quem? TODOS

6. Caso tenha mais de um Projeto na escola, identificar aquele que considera mais relevante para preencher as informações relacionadas a seguir:

Projeto:_________________________________________________________________________________________

7. O Trabalho Pedagógico com as Tecnologias é feito de forma:
Esporádica, dependendo da necessidade dos professores
Esporádica, dependendo do interesse dos alunos
Esporádica, dependendo da disponibilidade de tempo do professor
Esporádica, dependendo da disponibilidade de utilização dos equipamentos existentes na escola
Planejada pelos gestores da escola
Planejada pelos professores de determinada área ou série
X Planejada conjuntamente pelos gestores e professores da escola
X Existe um cronograma (atividades, série, prazos) de uso da tecnologia na escola?Quemfaz?__GESTORES, PROFESSORES, E COMUNIDADE DO BAIRRO__

8. Em que Situação a Tecnologia vem Sendo mais Usada na Escola
Inclusão digital dos alunos
Desenvolvimento de Projetos pedagógicos dos alunos
Apoio nas atividades pedagógicas
X Integrado nas atividades pedagógicas
Apoio no trabalho do professor
Apoio no trabalho administrativo da gestão escolar





Atividade 3.3

Plano de Aula
Tema:   Escrita de um texto que sabe de cor ( música infantil)
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
·         Relacionar o segmento falado ao escrito;
·         Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral;
·         Identificar palavras conhecidas;
·         Discutir significados sobre a grafia de palavras desconhecidas;
·         Representar por meio das artes (gráficas e cênicas) os conteúdos das músicas trabalhadas.
Conhecimentos  prévios  trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário  que os alunos já tenha conhecimento destes textos,  da leitura e escrita, sua estrutura e sua finalidade.
Estratégia e recursos da aula
Levantamento das músicas que os alunos conhece de cor,  fazer listagem  das mesmas  em seguida fazer uma votação qual música será  escolhida para realizar a atividade.  Escolhida a música, trabalha-se a letra da música.
Em outro momento leva a música escolhida  usando o vídeo para que assistam e discutam sobre o que eles viram? Quem aparece na música? O que mais gostaram? Etc...
Feito isso,  será feita a reescrita da música pelo aluno, dando a oportunidade para  expor seu conhecimento,  relacionando teoria prática,  refletindo a escrita das palavras questionando a forma correta tanto com o professor como também com o colega.
Por fim, irá comparar com a letra já escrita anteriormente, observando se está igual da anterior ou o que está diferente, caso diferente fazer correção.

Recursos  complementares
Avaliação
A  avaliação será feita em todos os momentos da aula, desde sua participação até o final da atividade, observando sempre se o aluno conseguiu atingir os objetivos propostos, e se não o que ainda não conseguiu. Avaliar  também a construção coletiva como se interagiu com o colega na atividade. Enfim, avaliar é um processo contínuo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário