3ª ETAPA DO PROINFO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SEMEC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
CEP: 59380-000 – Rua Ver. José Sales Sobrinho, 70
Fone: (84) 3405-2725 – Fax: (84) 3405-2726 – CNPJ 08.470.486/0001-33
semec.curraisnovos@ig.com.br / semec.curraisnovos@gmail.com
Curso de Tecnologias na Educação: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EIXO 01: Projetos
Acolhida; Projeção de Slides:
Apresentação do Curso;
Objetivos do curso;
Organização das turmas;
Proposta Curricular;
Eixos Estruturantes do Currículo;
Cronograma do curso e dias de encontro;
Ambiente E-proinfo;
Discussão;
Entrega do Material aos cursistas;
Conhecer o Material e socialização dos trabalhos sobre projetos;
Trabalho em Grupo;
Grupo 01 – Johann Pestalozzi – Pág 15 a 17;
Grupo 02 – Friedrich Froebel – Pág 18 a 21;
Grupo 03 – Ovide Decroly – Pág 21 a 25;
Grupo 04 – Maria Montessori – Pág 26 a 29;
Grupo 05 – Jonh Dewey – Pág 26 a 32;
Grupo 06 – Célestin Freinet – Pág 33 a 36;
Grupo 07 – Paulo Freire – Pág 37 a 41;
Grupo 08 – Jean Piaget – Pág 42 a 45;
Grupo 09 – Fernando Hernández – Pág 46 a 47;
Grupo 10 – Lev Vygostsky – Pág 48 a 50;
Atividade 1.2 – Dialogo Teórico
1. Escrever o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras.
2. Depois de fazer uma leitura aprofundada dos teóricos apresentados, destacar um aspecto considerado importantes e compartilhar com os colegas no fórum: DIÁLOGO TEORICO.
3. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no fórum e observar as idéias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto;
OBSERVAÇÕES
Nesta etapa de PROJETOS será realizado o I FESTIVAL DE BLOG, como conclusão do curso.
“O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em ato” (MACHADO, 2000)
2ª SEMANA A DISTÂNCIA
Curso de Tecnologias na Educação: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EIXO 01: Projetos
TEMA: Projeto e suas características - Banco de projetos;
ESTRATÉGIAS:
Ler o texto da professora Maria Elisabette Brisola Brito Prado: Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. Pag. 50 a 56;
Ler o texto da Professora Maria Elisabette Brisola Brito Prado: Interdisciplinaridade: refletindo sobre algumas questões. Pág 57 a 60;
Vamos realizar a atividade 1.3 – PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS;
Nesta atividade a ser realizada no fórum: PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS, você deverá refletir e debater com suas idéias sobre os textos lido. Para orientar a discussão são apresentadas duas questões:
a) Na sociedade do conhecimento, como articular saberes e tecnologias para transformação da prática pedagógica?
b) Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora contemplando os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis nas escolas?
c) Todo Projeto é interdisciplinar?
d) É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Curso de Tecnologias na Educação: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EIXO 01: Projetos
TEMA: Projeto e suas características - Banco de projetos;
ESTRATÉGIAS:
Ler o texto da professora Maria Elisabette Brisola Brito Prado: Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. Pag. 50 a 56;
Ler o texto da Professora Maria Elisabette Brisola Brito Prado: Interdisciplinaridade: refletindo sobre algumas questões. Pág 57 a 60;
Vamos realizar a atividade 1.3 – PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS;
Nesta atividade a ser realizada no fórum: PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS, você deverá refletir e debater com suas idéias sobre os textos lido. Para orientar a discussão são apresentadas duas questões:
a) Na sociedade do conhecimento, como articular saberes e tecnologias para transformação da prática pedagógica?
b) Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora contemplando os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis nas escolas?
c) Todo Projeto é interdisciplinar?
d) É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
PROINTO INTEGRADO: Curso Elaboração de Projetos - 40 horas
OBJETIVO GERAL:
Oferecer subsídios teórico-metodológicos aos profissionais da educação (gestores e professores) da Rede Municipal de Ensino de Currais Novos para o desenvolvimento de projetos com a inserção de mídias e tecnologias em seu cotidiano escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar as contribuições das TIC no desenvolvimento de projetos em sala de aula;
Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).
PRÉ-REQUISITO:
Conhecimento das ferramentas de Internet e Editores de Texto e Slides.
FORMADORA:
Paula Edilma da Silva Lima
LOCAL:
NTE da Dired.
PÚBLICO-ALVO:
Gestores e Professores da Rede Municipal de Ensino de Currais Novos.
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO:
Os cursistas serão avaliados segundo três critérios pré-estabelecidos: o cognitivo, o comportamental e o blog. No cognitivo se levarão em conta as atividades à distância e presenciais desenvolvidas pelos participantes ao longo do curso. No critério comportamental serão identificadas atitudes como responsabilidade, assiduidade e pontualidade, participação (à distância e presencial), autonomia, relacionamento interpessoal, planejamento, auto-avaliação e perseverança e no blog serão avaliados o Conteúdo, Design e Interação.
Para certificação, os cursistas precisam ter 80% de FREQUÊNCIA MÍNIMA nos Encontros Presenciais e cumprir com as atividades supra mencionadas no período de tempo previsto.
ETAPA I
Meu projeto pessoal/profissional
25 a 31 de julho
ETAPA II
Diálogo teórico –
02 e 03 de agosto
ETAPA III
Projeto e suas características - Banco de projetos
09 e 10 de agosto
ETAPA IV
BLOG EDUCATIVO
16 e 17 de agosto
ETAPA V
Proposta de projetos – Reflexão sobre a aprendizagem
23 e 24 de agosto
2º EIXO CONCEITUAL – Currículo: Aplicação do Projeto
ETAPA I
Painel das propostas do PITEC (Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo
30 e 31 de agosto
ETAPA II
Compartilhamento do projeto em ação
06 de setembro
ETAPA III
Currículo e suas características
13 e 14 de setembro
ETAPA IV
Análise do projeto na ação
20 e 21 de setembro
ETAPA V
Podcast com Lé Fagundes - Reflexão sobre a aprendizagem
27 e 28 de setembro
3º EIXO CONCEITUAL – Tecnologia: Avaliação do Projeto
ETAPA I
Socialização do PITEC
04 a 11 de outubro
ETAPA II
Refletindo no Coletivo
18 e 19 de outubro
ETAPA III
Mapa Conceitual do PITEC – Reflexão sobre a aprendizagem
25 e 26 de outubro
ENCERRAMENTO E CERTIFICAÇÃO
Novembro de 2011
Tutora e Dinamizadora do Proinfo Integrado
OBJETIVO GERAL:
Oferecer subsídios teórico-metodológicos aos profissionais da educação (gestores e professores) da Rede Municipal de Ensino de Currais Novos para o desenvolvimento de projetos com a inserção de mídias e tecnologias em seu cotidiano escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar as contribuições das TIC no desenvolvimento de projetos em sala de aula;
Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).
PRÉ-REQUISITO:
Conhecimento das ferramentas de Internet e Editores de Texto e Slides.
FORMADORA:
Paula Edilma da Silva Lima
LOCAL:
NTE da Dired.
PÚBLICO-ALVO:
Gestores e Professores da Rede Municipal de Ensino de Currais Novos.
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO:
Os cursistas serão avaliados segundo três critérios pré-estabelecidos: o cognitivo, o comportamental e o blog. No cognitivo se levarão em conta as atividades à distância e presenciais desenvolvidas pelos participantes ao longo do curso. No critério comportamental serão identificadas atitudes como responsabilidade, assiduidade e pontualidade, participação (à distância e presencial), autonomia, relacionamento interpessoal, planejamento, auto-avaliação e perseverança e no blog serão avaliados o Conteúdo, Design e Interação.
Para certificação, os cursistas precisam ter 80% de FREQUÊNCIA MÍNIMA nos Encontros Presenciais e cumprir com as atividades supra mencionadas no período de tempo previsto.
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SEMEC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
CEP: 59380-000 – Rua Ver. José Sales Sobrinho, 70
Fone: (84) 405-2725 – Fax: (84) 405-2726 – CNPJ 08.470.486/0001-33
semec.curraisnovos@ig.com.br / semec.curraisnovos@gmail.com
CRONOGRAMA E MAPA DE ATIVIDADES DO CURSO
1º EIXO CONCEITUAL – Projeto: ElaboraçãoETAPA I
Meu projeto pessoal/profissional
25 a 31 de julho
ETAPA II
Diálogo teórico –
02 e 03 de agosto
ETAPA III
Projeto e suas características - Banco de projetos
09 e 10 de agosto
ETAPA IV
BLOG EDUCATIVO
16 e 17 de agosto
ETAPA V
Proposta de projetos – Reflexão sobre a aprendizagem
23 e 24 de agosto
2º EIXO CONCEITUAL – Currículo: Aplicação do Projeto
ETAPA I
Painel das propostas do PITEC (Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo
30 e 31 de agosto
ETAPA II
Compartilhamento do projeto em ação
06 de setembro
ETAPA III
Currículo e suas características
13 e 14 de setembro
ETAPA IV
Análise do projeto na ação
20 e 21 de setembro
ETAPA V
Podcast com Lé Fagundes - Reflexão sobre a aprendizagem
27 e 28 de setembro
3º EIXO CONCEITUAL – Tecnologia: Avaliação do Projeto
ETAPA I
Socialização do PITEC
04 a 11 de outubro
ETAPA II
Refletindo no Coletivo
18 e 19 de outubro
ETAPA III
Mapa Conceitual do PITEC – Reflexão sobre a aprendizagem
25 e 26 de outubro
ENCERRAMENTO E CERTIFICAÇÃO
Novembro de 2011
Tutora e Dinamizadora do Proinfo Integrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário