O educador que o grupo ficou para estudo foi, Johann Pestalozzi ( 1746-1827)
Johann Pestalozzi nasceu em Zurique na Suíça. Exerceu grande influência no pensamento educacional e foi um grande adepto da educação pública. Psicologizou a educação, pois a quando ainda não havia a estruturação de uma ciência psicológica e embora seu conhecimentos da natureza da mente humana fossem vagos.
Pestalozzi decide ser mestre-escola e procura aplicar suas ideias educacionais. Para ele a escola deveria aproximar-se de uma casa bem organizada.
Organização da escola:
· Turmas organizadas por idades;
· Atividades escolares integrais, porém flexível;
· Condenava a coerção, as recompensas e punições.
Situação educacional vigente enquanto Pestalozzi introduzia suas reformas educacionais.
· A igreja controlava praticamente as escolas e não havia preocupação com a melhoria da qualidade;
· As classes privilegiadas desprezavam o povo;
· Os professores não possuíam habilitação;
· Ênfase educacional era dada á memória;
· Revolução Suíça 1799;
· Pestalozzi acredita que só a educação poderia mudar a terrível condição da vida do povo.
Princípios educacionais e contribuições de Pestalozzi.
· O desenvolvimento é orgânico;
· A criança se desenvolve por leis definidas, a mente é ativa o professor comparado ao jardineiro que da as condições propícias para o crescimento da planta;
· Educação como meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social;
· Conceituação de disciplina baseada na boa vontade recíproca e na cooperação entre aluno e professor
· Introdução de novos recursos metodológicos;
· Impulso á formação de professores.
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