sábado, 6 de agosto de 2011

Estudo de texto


O educador que o grupo ficou  para estudo foi, Johann Pestalozzi ( 1746-1827)
Johann Pestalozzi nasceu em Zurique  na Suíça. Exerceu grande influência no pensamento educacional e foi um grande adepto da educação pública. Psicologizou a educação, pois a quando ainda não havia a estruturação  de uma ciência psicológica e embora seu conhecimentos da natureza da mente humana fossem vagos.
Pestalozzi decide ser mestre-escola e procura aplicar suas ideias educacionais. Para ele a escola deveria aproximar-se de uma casa bem organizada.
Organização da escola:
·         Turmas organizadas por idades;
·         Atividades escolares integrais, porém flexível;
·         Condenava a coerção, as recompensas e punições.
Situação educacional vigente enquanto Pestalozzi introduzia  suas reformas educacionais.
·         A igreja controlava praticamente as escolas e não havia preocupação com a melhoria da qualidade;
·         As classes privilegiadas desprezavam o povo;
·         Os professores não possuíam habilitação;
·         Ênfase educacional era dada á memória;
·          Revolução Suíça 1799;
·          Pestalozzi acredita  que só a educação poderia mudar a terrível  condição da vida do povo.
Princípios educacionais e contribuições de Pestalozzi.
·         O desenvolvimento é orgânico;
·         A criança se desenvolve por leis definidas, a mente é ativa o professor comparado ao jardineiro que da as condições  propícias para o crescimento da planta;
·         Educação como meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social;
·         Conceituação de disciplina baseada na boa vontade recíproca e na cooperação entre aluno e professor
·         Introdução de novos recursos metodológicos;
·         Impulso á formação de professores.

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